Saiba quais as características de um projeto estrutural e como as telhas devem se adequar a ele nos quesitos peso, inclinação e outros.
Para garantir a segurança e funcionalidade de qualquer tipo de edificação, antes do início da construção deve ser desenvolvido o projeto estrutural dela. É o projeto estrutural – ou cálculo estrutural, como também é conhecido – que irá determinar as diretrizes de elementos estruturais como vigas, lajes, fundações, pilares e claro, elas também: as telhas!
Quais os principais objetivos do projeto estrutural?
Para garantir que a construção será segura e funcional, como vimos acima, o projeto estrutural tem como principais objetivos:
- Garantir que as estruturas suportem o peso da edificação e de tudo que estará dentro delas: móveis, equipamentos, pessoas, etc.
- Garantir que a edificação resista a cargas externas, como as intempéries (chuva, vendo, neve, etc.).
- Oferecer à edificação uma vida útil mais longa, ou seja, aumentar a durabilidade de seus elementos, extraindo o maior potencial deles.
- Fazer com que a edificação seja, além de segura e funcional, esteticamente agradável e compatível com o que foi pensando para o projeto arquitetônico.
O projeto estrutural alcança esses objetivos porque analisa as características do terreno e as cargas que a estrutura da edificação terá que suportar, detalhando os elementos estruturais que devem ser colocados no projeto, os melhores materiais a serem utilizados, as etapas de execução da obra, e mais.
Quando pensamos no cálculo estrutural como forma de análise de cargas a serem suportadas, é impossível não pensar nas telhas. Afinal, são elas que ficarão acima de toda a edificação, protegendo-a das intempéries e oferecendo conforto térmico e acústico.
Por estes motivos, as telhas também são consideradas nos projetos estruturais quando falamos de suporte de peso, inclinação do telhado, resistência e integração estética.
Como o projeto estrutural considera as telhas?
As telhas entram no projeto estrutural basicamente de quatro formas, como veremos a seguir.
Suporte de peso
O peso das telhas precisa ser considerado no projeto estrutural. Sendo assim, a escolha do material delas é muito importante. Além do material, a quantidade de telhas a serem usadas também deve ser levada em consideração.
O projeto estrutural calcula a carga ideal das telhas considerando fatores como vãos, inclinação do telhado e as cargas externas, como vimos anteriormente. Com esses cálculos, elementos como pilares e vigas podem ser adicionados ao projeto.
Resistência a intempéries
É de extrema importância que o projeto estrutural considere as cargas externas que as telhas deverão suportar: chuva, vento, granizo e, em algumas regiões, até mesmo a neve. Por isso, o cálculo estrutural deve também levar em consideração as condições climáticas da região da edificação e quais as melhores telhas para o clima desta região.
Integração com a estrutura
O cálculo estrutural também deve considerar o modo como as telhas serão integradas à estrutura. Quando falamos desse aspecto, estamos nos referindo aos elementos de fixação das telhas: parafusos, pregos, ganchos, entre outros. Além da distribuição dos pontos de fixação e das telhas ao longo da estrutura do telhado.
A fixação correta das telhas aumenta sua durabilidade e eficácia contra rachaduras, goteiras, infiltrações e outros problemas comuns.
Estética
O projeto estrutural também leva em consideração a estética e a adequação das telhas ao projeto arquitetônico, para que haja harmonia além de funcionalidade. A inclinação do telhado também pode entrar na parte da estética, já que contribui para o design final da edificação.
Telhas Térmicas para o seu projeto estrutural
As telhas térmicas são excelentes opções a serem consideradas no seu cálculo estrutural por possuem características que podem se adequar a qualquer tipo de edificação:
- Desenvolvidas com aço, as telhas térmicas oferecem leveza e facilidade de instalação.
- São resistentes e suportam altas cargas externas de intempéries.
- Podem ser desenvolvidas com formatos e cores personalizadas, adequando-se à estética do projeto arquitetônico.
- Oferecem aos ambientes conforto térmico tanto no verão quanto no inverno e conforto acústico.
Para conhecer mais sobre a nossa linha completa de telhas térmicas, acesse o site e entre em contato!