Fique por dentro das tendências de automação na construção civil e como elas podem reduzir custos e tempo na execução do projeto e da obra.
Automação é o uso da tecnologia para execução de tarefas com o mínimo de intervenção humana. Isso permite a criação de ambientes de trabalho mais seguros, processos mais ágeis, redução de erros e a concentração do esforço humano em atividades menos repetitivas.
Presente em diversos segmentos, a automação também é uma realidade na construção civil. Equipamentos como robôs, drones, softwares de gestão e impressoras 3D já estão automatizando algumas tarefas do setor, trazendo benefícios em todas as etapas da obra.
Automação em Projetos
Na fase de desenvolvimento de projetos, tecnologias e softwares de modelagem ajudam a criar modelos 3D extremamente detalhados, prevendo e corrigindo problemas antes do início da obra. Além disso, esses programas podem realizar simulações, cálculos estruturais, análises de dados e outras tarefas que agilizam o processo.
Gestão de Projetos
A automação também está presente na gestão das etapas do projeto, gerando cronogramas, gerindo recursos e monitorando o andamento do processo, levando em consideração fatores variáveis como mudanças de preços e materiais.
Execução da Obra
Na fase de execução, a automação robótica entra em cena. Robôs de alvenaria, por exemplo, economizam tempo na construção de paredes. Robôs de pintura aplicam tintas de forma mais uniforme, evitando retrabalhos, enquanto robôs de demolição realizam o trabalho com maior segurança.
Além disso, outros equipamentos, como drones, podem inspecionar obras e realizar levantamentos topográficos. A impressão 3D é capaz de criar peças de concreto com medidas mais precisas. As possibilidades são inúmeras!
Automação no Pós-Obra
A automação não se restringe apenas aos processos de desenvolvimento de projeto e obra. No pós-obra, pode ser uma forte aliada na venda de imóveis, trabalhando junto a corretores e imobiliárias por meio de programas de gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM), personalizando atendimentos e gerindo contratos.
Os chatbots também ajudam a estreitar o relacionamento com os clientes. Além disso, a análise de dados pode prever demandas e criar um planejamento de marketing mais assertivo.
A Automação está transformando a construção civil
Como vimos, as possibilidades de uso da automação e tecnologia na construção civil são vastas e estão em constante crescimento, promovendo economia, redução de tempo, mais eficiência, precisão e sustentabilidade. Contar com a automação pode ser o diferencial que uma empresa do setor precisa para se tornar mais competitiva e entregar projetos com ainda mais qualidade.